João Wilson Savino Carvalho – Doutor em História da Educação. Professor daUniversidade Federal do Amapá – UNIFAP. Brasil. Email: [email protected].

Elísio Machikane Tivane – Doutorando e Bolsista do CNPq (Brasil) em convênio com o Ministério de Ciências e Tecnologias de Moçambique. Docente da Universidade Pedagógica de Moçambique- UP. Moçambique. E-mail: [email protected]

Aline Guimarães Barbosa – Professora da educação básica no Colégio Shalom. Brasil. E-mail: [email protected]

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RESUMO

Com o olhar voltado para o docente universitário, este artigo tem como objetivo conhecer, estudar e refletir sobre as principais distinções entre a autoridade e autoritarismo, abordando as verdadeiras oposições existentes na sala de aula. Entre as várias situações que podem ser abordadas nesse tema, focamos nas formas em que a autoridade e o autoritarismo se manifestam na atuação docente, colocando, assim, a autoridade como uma das principais questões que influenciam diretamente a disciplina e a necessidade de usá-la adequadamente, para que não seja imposta nem arbitrária, a fim de criar condições para que o processo de ensino ocorra e seja realmente eficaz para o desenvolvimento do aluno.

PALAVRAS-CHAVE: Autoridade. Interação professor-aluno. Disciplina

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