- Silvana MalusáUniversidade Federal de Uberlândia – UFU – Minas Gerais – Brasilhttps://orcid.org/0000-0002-1054-2036
- João Wilson Savino CarvalhoUniversidade Federal do Amapá – UNIFAP – Amapá – Brasilhttps://orcid.org/0000-0002-5802-3120
- Ana Claudia Jacinto Peixoto MedeirosUniversidade Federal de Uberlândia – UFU – Minas Gerais – Brasilhttps://orcid.org/0000-0002-6033-5350
- Luciana Charão de OliveiraUniversidade Federal de Uberlândia – UFU – Minas Gerais – Brasil
- André Sanches Siqueira CamposUniversidade Federal de Uberlândia – UFU – Minas Gerais – Brasilhttps://orcid.org/0000-0002-7314-0819
DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-17
Palavras-chave: Docência universitária, Formação docente, Docente, Docente no Pós-Neoliberalismo
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Resumo
O desenvolvimento profissional dos professores tem sido objeto de propostas educacionais que valorizam uma formação docente não mais baseada na racionalidade técnica, mas em uma perspectiva que reconhece a capacidade desses profissionais de decidir, de confrontar suas ações cotidianas com as produções teóricas, em especial num período pós-neoliberal que se encontram. Diante dessa reflexão, o objetivo deste trabalho – de natureza aplicada e exploratória, valorizando e explorando as abordagens quantitativa e qualitativa – é o de compreender a profissionalização do professor universitário no contexto pós-neoliberal e seus impactos nas suas práticas e saberes, tendo como referência as percepções dos profissionais docentes na área da saúde. Fruto de uma pesquisa maior, o instrumento de trabalho aqui utilizado foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa – CEP/UFU, sob o protocolo de registro 043/11.
Como Citar
Malusá, S., Carvalho, J. W. S., Medeiros, A. C. J. P., Oliveira, L. C. de, & Campos, A. S. S. (2018). Docência Universitária: a profissionalização docente em cursos da área da saúde no contexto pós-neoliberal. Revista Educação E Políticas Em Debate, 7(3). https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-17