Depois de uma viagem cansativa, Macapá – Brasília – Cidade do Panamá – Cancun, decidimos ficar inicialmente em Playa del Carmen, menos agitada que Cancun. Essa escultura é uma espécie de símbolo da cidade, que dista cerca de cinquenta quilômetros do aeroporto internacional de Cancun.
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As praias são lindas, mas esta época estavam cheias de sargaços, o que atrapalha o banho de mar. Os hoteis retiram toneladas dessas algas das praias, mas é difícil vencer. O terminal de ferryboat para a Ilha de Cozumel, Isla Mujeres e para outras localidades da Riviera Maya é excelente.
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A night em Playa de Carmen acontece ao longo da Quinta Avenida. Barzinhos, boates, e restaurantes temáticos são bem movimentados. Os Mariachi é que são um pouco chatos, tanto quanto os violeiros das praias do nordeste do Brasil.
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A vantagem de estar em Playa del Carmen é a proximidade da Ilha de Cozumel, que foi por onde começou a ocupação espanhola do México. Em quarenta minutos de ferryboat você chega a uma ilha de praias maravilhosas e de edifícios tão altos quanto os de Cancun.
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Um passeio de jeep ao longo da orla da metade da ilha (a outrar metade é propriedade privada), passando por belas praias, em especial a do antigo farol da ilha, e uma visita a fabrica artesanal de tequila, onde você pode assistir a uma explicação completa, desde a maceração e fermentação do agave azul até às múltiplas destilações, necessárias para a produção dessa bebida que hoje é patrimônio cultural mexicano. Almoçamos após a experiência com os golfinhos, passeamos pelo centro e voltamos para Playa del Carmen.
Aborrecidos com a exploração dos operadores de pacotes de turismo, decidimos fazer a visita a Tulun e às ruínas maias por nossa conta. Fomos no ônibus ADO até o terminal no centro de Tulun, e lá procuramos um hostel só para passar a noite. Ficamos em um muito simpatico, chamado Chá-Chá-Chá. Em seguida, partimos para conhecer Tulun de Bike. Pena que as bicicletas eram de freio no pedal, o que atrapalha um pouco. Pedalamos cerca de vinte kilômetros em um sol escaldante, do centro até as ruínas maias, mas valeu a pena. O ingresso é barato, mas fica mais caro a partir das 17h.
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Em Tolum ficamos em um hostel de mochileiros, muito barato, chamado Chá-Chá-Chá,e um restaurante próximo experimentamos uma comida típica chamada Memela. Não foi aprovada.
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Ruinas maias em Tulun
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Depois de passar dois dias em Tulun, voltamos para Playa del Carmen tiramos o dia para conhecer um pouco mais do centro da cidade, fazer câmbio, supermercado, e, claro, parar de vez em quando para tomar um liquado de plátano.
o dia seguinte, de novo o ferryboat, agora para Isla Mujeres. O contorno da ilha em um carrito é um passeio imperdível. Só exigem carteira de motorista.
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A tirolesa pareceu meio arriscada. No horizonte se avista os prédios de Cancun.
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Centro de Playa del Carmen. A imagem de Santa Muerte está por todo o México. Mesmo na porta de uma farmácia. Observe a placa na porta da farmácia: os remédios são vendidos sem receita.
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Porto de Cozumel
Isla Mujeres
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Farol em Cozumel
Cichen Itza, uma das sete maravilhas do mundo moderno.
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Entrada Cenote. O cenote era uma espécie de portal do submundo, para os maias.
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Feirinha em Playa del Carmen
Zona hoteleira de Playa del Carmen. No final da rua, o mar.
Faca cerimonial maia feita de obsidiana
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Cenote Sagrado
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Boite Palace em Cancun
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Cozinha do Hostel Natura em Cancun
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Laguna de Cancun vista da sacada do hostel.
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Pode não parecer, mas isso aqui é um praia de povão em Cancun. É próxima ao porto dos ferry-boat.
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Portinho de ferry em Cancun
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Praia em Isla Mujeres
Restaurante em Isla Mujeres
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Experimentando um taco
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Museu Maia. Um tigre de dentes de sabre.
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Fazendo pose com naguilé em Cancun
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Experimentando uma marguerita
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Por fim, uma breve parada em Cidade do Panamá. Eu precisava ver como um navio supera o desnível que há entre o Pacífico e o Atlântico.
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Panorâmica do canal
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Canal do Panamá. Eclusa de Miraflores. De uber, do centro da Cidade do Panamá até essa eclusa, em dia de pouco trânsito, cerca de vinte minutos e seis dólares. Ingresso de vinte por pessoa. Trinta se quiser assistir um filme com a história da construção do canal.